menu

topo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 de setembro, Dia Mundial da Paz


Hoje é Dia Mundial da Paz. A data, criada em 1981 por decisão da decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU, representa um chamamento ao cessar-fogo, ao fim das hostilidades, ao estabelecimento do diálogo construtivo, à abertura de caminhos diplomáticos, políticos e pacíficos.

Não só hoje, mas todos os dias, todos os povos e nações do mundo devem se mover e encarar o desafio de transformar a realidade e promover a ampliação da consciência, visando à criação de um ambiente de convivência harmônica. O que se vê, no momento, é o caminho inverso, com a população cercando-se de medidas de pseudoproteção como grades e alarmes, na contramão do que prega a cultura da paz.

Devemos ser agentes da paz, caminhando para uma sociedade mais justa e igualitária.                                     

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Atividades do Festival Mundial da Paz atraem paulistanos durante o feriado

O Festival Mundial da Paz, realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, levou ao Parque do Ibirapuera cerca de 600 atividades entre oficinas, apresentações musicais, teatrais e de dança, meditação coletiva, palestras e painéis que visavam a discutir e disseminar a cultura de paz entre a sociedade.
A programação agradou não só o público já engajado ao tema, como também atraiu a atenção de quem estava a passeio. Confira alguns das imagens do III FestPaz.

domingo, 9 de setembro de 2012

Roberto Crema encerra III Festival Mundial da Paz

O reitor da Unniversidade Internacional da Paz, Roberto Crema, acaba de encerrar, emocionado, a terceira edição do Festival Mundial da Paz. "Não há paz só com a mente. Precisamos aliar razão e coração", disse, comemorando o sucesso desta edição e aceitando o desafio de comandar, a partir da Unipaz Brasília, a quarta edição do FestPaz, que será realizado daqui a três anos, ao que tudo indica, em Alagoas.

Gratidão aos voluntários

Na cerimônia de encerramento do III FestPaz, Dulce Magalhães, homenageou Angelica Pereira, que coordenou o grupo de voluntários que trabalhou na terceira edição do Festival Mundial da Paz. "O que a gente tem de mais precioso é o tempo. Por isso, o trabalho voluntário é tão importante: as pessoas estão nos  dando o que tem de mais precioso e valioso. A isso, somos, todos, gratos", disse.

Presidente da Unipaz SP comemora sucesso do FestPaz 2012

Nelma da Silva Sá, presidente da Universidade Internacional da Paz (Unipaz-SP) e coordenadora do III Festival Mundial da Paz, comemora o sucesso da edição que, pela primeira vez, teve São Paulo como endereço-sede.

Emocionada, destacou que "a presença e a colaboração de todos permitiu a construção conjunta do III FestPaz. Nossa intenção era que as pessoas pudessem acessar atividades e olher o mundo de outra forma. Temos certeza de que conseguimos fazer isso neste final de semana prolongado".

Fórum Mídias e Paz abre ciclo de palestras e debates no quarto dia do FestPaz 2012

O Fórum Mídias e Paz reuniu quase 30 pessoas interessadas em debater os valores que norteiam os meios de comunicação no Brasil na manhã deste domingo, 9/9, no auditório do Prédio da Astrofísica, no Parque do Ibirapuera, que é grande palco para a edição 2012 do Festival Mundial da Paz.

Manoel Carlos Chaparro, doutor em Comunicação Social, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, jornalista desde 1957 e autor do blog O Xis da Questão, mediou o encontro. Em sua fala final, destacou que "o jornalismo é espaço público das ações sociais. É preciso, portanto, ser sujeito social e ocupar seu lugar no jornalismo".

O professor Chaparro, como é conhecido no meio acadêmico e no mercado de agências de comunicação institucional, também reforçou que há duas palavras-chave no jornalismo: atualidade, que está na dimensão do presente; e conflito, que não se opõe a ideia de paz. "Pelo contrário, a caminhada humana é inspirada no conflito para a transformação".

sábado, 8 de setembro de 2012

Mais de 100 bandeiras marcam encarramento das atividades em 8/9

 
Com a presença de mais de 1,5 mil pessoas, o Encontro dos Povos – cerimônia que apresentou, na Arena de Eventos, as bandeiras de mais de 100 países, durante a qual se pediu que a paz prevalecesse em cada um deles – encerrou o terceiro dia do Festival Mundial da Paz, idealizado pela Universidade da Paz. O evento prossegue até amanhã (9/9), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com atividades para crianças, jovens e adultos.

Um dos destaques da programação deste domingo é o fórum “Mídias e Paz: que valores norteiam os meios de comunicação”, encontro a ser realizado no auditório da Escola de Astrofísica e que vai reunir grandes nomes da imprensa para troca de opinião e ideias sobre como as mídias podem aderir, tornando-se agendas do tema educação e cultura de paz.

Entre os participantes, estão Manuel Carlos Chaparro, jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Carlos Turdera, jornalista argentino, editor de Tecnologia e Notícias do Portal Terra para a América Latina e Espanha; Venceslau Soligo, jornalista italiano, correspondente no Brasil da Agênzia Internazionale Stampa Estero (AISE), da Itália; Lilia Gallana, jornalista brasileira, diretora do Canal 8Net de Campinas; e Silvia Lá Mon, jornalista brasileira, diretora do Jornal Zen.

Desde quinta-feira, a terceira edição do Festpaz oferece programação que inclui mais de 600 atividades, entre palestras, sessões de meditação, reflexologia, relaxamento, construção de mandalas, yoga, reiki, jogos cooperativos, brincadeiras de rua Além da Unipaz, idealizadora do evento, o Festival tem apoio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e SPTuris.


Professor Marins fala sobre a importância da religião para a Cultura de Paz


Durante o painel “Pensadores da Paz” realizado na tarde deste sábado, 8/9, no Círculo Militar, o antropólogo e professor Luiz Almeida Marins falou sobre a importância da religião para a união de todos os seres humanos e difusão da Cultura de Paz.
 
"A falta de virtudes faz com que as pessoas se apeguem demais a valores transitórios como o dinheiro, status e cargos. As virtudes cardeais estão esquecidas e subvalorizadas hoje. Conceitos como prudência, temperança e justiça, entre outros, são necessários para restaurar a tranquilidade, e isso só é possível por meio da fé e da religião”, afirma.
 
 

Às margens do Rio Tietê

Andrea Camargo, ecologista do movimento e da Fundação SOS Mata Atlantica, emocionou hoje, 8/9, durante sua palestra no III FestPaz.

Ela, que quer lançar um livro sobre as margens do Tietê, sua monografia, falou sobre a importância deste rio para quem vive, mora, visita e/ou trabalha em São Paulo, não só hoje, mas na construção desta grande metrópole. "O rio Tietê levou a colonização para o interior paulista, quando foi usado pelos bandeirantes", disse, lembrando que em volta do Tietê devem existir, hoje, em 50 e 60 municípios.

O voluntariado no FestPaz 2012

Que o trabalho voluntário é importante, ninguém tem dúvidas. No entanto, que é possível fazer um evento do tamanho do Festival Mundial da Paz com a apoio, envolvimento e dedicação de voluntários é uma grande novidade e desafio.

Com 600 atividades distribuídas em 25 tendas, o FestPaz 2012 recebeu centenas de voluntários que atuam em todas os programas oferecidos. Denis Dantas do Carmo, de 29 anos, formando em Educação Física e atual graduando em Direito, veio de Artur Alvim especialmente para atuar como voluntário no FestPaz

"Em uma sociedade com tantos conflitos, é gratificante trabalhar em prol da paz", disse ele, que atuava, na manhã desde sábado ensolarado, como focalizador de danças circulares.

Liga Solidária de São Paulo traz mais de 100 alunos ao FestPaz

A Liga Solidária, localizada na zona sul da capital paulista, traz cerca de 120 alunos, adolescentes e estudantes do ensino médio, para participar como voluntários do III Festival Mundial da Paz. Trabalhando no núcleo FestInfância, os adolescentes são responsáveis por incentivar e monitar as brincadeiras com as crianças que integram e participam da programação.

FestPaz 2012: terceiro dia

Logo mais, tem início o terceiro dia do FestPaz 2012, que começou na quinta-feira, dia 6, e segue até amanhã, domingo, dia 9.

No Parque do Ibirapuera, em São Paulo, são mais de 600 atividades distribuídas em 25 tendas que ocupam todo o parque. Em outros 18 estados e em quase 10 países, são várias as atividades oferecidas pelas unidades Unipaz.

Confira o que está acontecendo em sua cidade. Se estiver em São Paulo, pela manhã, tem a Feira de Troca de Brinquedos, que promete ser um sucesso. E, no final do dia, a cerimônia das bandeiras. Isso sem falar do Encontro de Pensadores, que ocorrerá no Círculo Militar.

Vem para o Parque.

Professor Marins fala sobre a importância da religião para a Cultura de Paz

Durante o painel “Pensadores da Paz” realizado na tarde deste sábado, 8/9, no Círculo Militar, o antropólogo e professor Luiz Almeida Marins falou sobre a importância da religião para a união de todos os seres humanos e difusão da Cultura de Paz.
 
"A falta de virtudes faz com que as pessoas se apeguem demais a valores transitórios como o dinheiro, status e cargos. As virtudes cardeais estão esquecidas e subvalorizadas hoje. Conceitos como prudência, temperança e justiça, entre outros, são necessários para restaurar a tranquilidade, e isso só é possível por meio da fé e da religião”, disse para um grupo de mais de 100 pessoas.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Susan Andrews emociona e é aplaudida de pé durante palestra no FestPaz

Difusora e embaixadora, no Brasil, do conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), indicador considerando uma alternativa de medição de bem estar das pessoas, Susan Andrews falou hoje, 7/9, durante mais de uma hora no III FestPaz.

Emocionada, ela também emocionou a cada um dos mais de 150 participantes. "É importante refletir sobre o poder interior, da alquimia e do poder do coração de, magicamente, transformar qualquer energia negativa. Sua forma interior, sua fé, esperança e otimismo fará você superar qualquer obstáculo", disse.

No ano em que completa 20 anos o Brasil, Susan lembrou que, quando aqui chegou, um grande mestre falou sobre um momento muito crítico pelo qual passaria a humanidade. "Ele me disse que uma nova civilização ia surgir na América do Sul. Eu tenho muita gratidão por Deus ter me trazido aqui e permitido que eu encontrasse cada um de vocês, ao longo dos anos ou hoje".

Conexão global

Logo mais, às 17h, é hora de conexão global: que a chama da paz ilumine, aqueça e habite o coração de toda a humanidade.

O Parque do Ibirapuera está vestido de paz, uma oportunidade muito especial para quem vive, trabalha ou visita São Paulo.

Unipaz propõe criação de Declaração Universal dos Direitos à Paz

A Universidade da Paz (Unipaz) propôs na manhã de hoje (7/9), segundo dia do III Festival Mundial da Paz, a Declaração Universal dos Direitos à Paz e pretende entregá-la à Organização das Nações Unidas (ONU).
 
A proposta foi apresentada por Dulce Magalhães, ao destacar que a Declaração é um “código de conduta e que nós, os povos do mundo, temos direito à paz”, Dulce disse “acreditar que a ONU e as nações que a integram hão de nos ouvir’”.
 
O III FestPaz, que começou ontem, 6/9, segue até domingo, 9/9, com mais de 600 atividades distribuídas em 25 tendas. Amanhã, sábado, 8/9, tem feira de trocas: para os pequenos, troca de brinquedos; para os adultos, troca de qualquer item.

Transdisciplinaridade na educação

"A escola tradicional atrofia o desenvolvimento das características necessários para um mundo melhor, pois não as permitem desenvolver os conceitos de convivência em grupo, consciência, compaixão e respeito". A afirmação é de Patrícia Lima Verde Nascimento, que ministrou, no final da manhã de hoje, palestra no auditório da Astrofísica.

Patrícia destaca, ainda, que a realidade vai além do que os olhos podem ver. "Cada visão é única e a transdisciplinaridade percorre as limitações acadêmicas de educação de forma a diminuí-las e envivecer a experiência das crianças".

A temática da cultura de paz precisa ser, urgentemente, inserida na educação regular de crianças e adolescentes brasileiros. Neste sentido, a Unipaz entregou, nesta semana, ofício ao prefeito Gilberto Kassab, propondo a criação de uma Secretaria Municipal de Promoção da Paz, ligada à Secretaria da Educação e que trate do fomento e da difusão da temática na capital paulista, como modelo a ser desenvolvimento e implementado em todo o País.

FestPaz está em todo Parque do Ibirapuera

Quem esteve ou está no Parque do Ibirapuera já percebeu. Quem não veio, ainda, deve vir. Todo o Parque está "vestido" sob a temática da paz.

O III Festival Mundial da Paz, com 25 tendas espalhadas por todo o Parque do Ibirapuera está permitindo que quem mora ou visita São Paulo tenha um contato e vivencie intensas experiências de paz.

FestPaz começa cedo

São 7h30 da manhã e o Parque do Ibirapuera já está agitado: muitos visitantes caminhando, andando de bicicleta e passeando com seus filhos.

A TV Bandeirantes já entra com as primeiras magens do parque que é considerado a "praia do paulistano" e conversa com Dulce Magalhães.

Os primeiros voluntários já chegam e os trabalhos logo terão início. A agenda é intensa e vale a pena vir para cá.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Termina o primeiro dia do III FestPaz

Com a emoção da mexicana Naoli Vinaver, um dos principais nomes do mundo na defesa do parto humanizado, faz palestra durante encerramento do primeiro dia do FestPaz 2012.

Amanhã, 7/9, o programa segue a partir das 8h. E não perca, às 10h, na Alameda da Astrofísica, a carrinhada de bebês.

Participe.

"No homem, há 12 corpos", diz Leloup

Assim como há 12 constelações no universo, 12 meses no ano e 12 discípulos de Cristo, no homem há 12 corpos que anunciam a paz e também têm de encará-la:
1. corpo de memória
2. corpo de apetite
3. corpo de pulsão
4. corpo de emoções
5. corpo de desejos
6. corpo de palavras
7. corpo de louvor
8. corpo de pensamento
9. corpo de sonhos
10. corpo de sabedoria
11. corpo de compaixão
12. corpo de luz

Jean-Yves Leloup emociona durante sua palestra no III FestPaz

"Em um dicionário de filosofia da Europa, a palavra paz reflete prazer. E prazer é a gratificação do justo. E a palavra justa é aquela que traz a paz - assim como pensamento, meditação e um modo de ver justo trazem a paz. Portanto, precisamos cuidar da semente da paz", alertou durante a abertura de sua apresentação.

Vice-prefeita de São Paulo recebe a Chama da Paz

Alda Marco Antonio, vice-prefeita de São Paulo, recebe a Chama da Paz, durante o III FestPaz. Ao lado de outras lideranças políticas da capital paulista e do governador do estado das Alagoas, Teotonio Vilela Filho, ela diz: "recebo esta chama com muita honra. São Paulo nasceu em uma escola. Esta cidade tem a marca da generosidade. Recebe a todos. Desejo que não falte, nunca, o desejo pela paz".

Começa agora o III Festival Mundial da Paz

Tem início agora, 17h, a cerimônia de acendimento das quatro chamas, vindas das quatro direções da cidade e que representam as nações de brancos, negros, amarelos e vermelhos.

Símbolo do desejo da humanidade por um mundo mais pacífico e justo, a chama da paz foi acesa pela primeira vez em 2006, em Santa Catarina, durante a realização do primeiro FestPaz. Desde então, ela percorreu o mundo e vem sendo alimentada por todos os povos.

Ao acender as chamas, escolhemos, individual e coletivamente, o caminho da paz.

Está aberto, oficialmente, o III Festival Mundial da Paz. Se você está em São Paulo, venha para o Parque do Ibirapuera. Se está fora da capital, em outro estado ou outro país, acenda sua chama e manifeste sua paz.

Chama da Paz será acesa hoje, 17h


A vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, recebe hoje, 6/9, às 17hs, em nome da cidade, a Chama da Paz, que será acesa na abertura do III Festival Mundial da Paz, idealizado pela Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e que se estenderá até domingo, no Parque do Ibirapuera.

Unipaz propõe criação e inclusão de disciplina de orientação para paz em escolas brasileiras




A Universidade Internacional da Paz (Unipaz), por meio de sua unidade de São Paulo, propôs ontem (3/9), durante audiência com o prefeito Gilberto Kassab, a criação de uma Secretaria Municipal de Promoção da Paz, ligada à Secretária da Educação, que trate do fomento e da difusão da temática da cultura de paz.

O pleito, apresentado por meio de ofício, sugere como ação prioritária a implantação, na grade curricular das escolas públicas, da disciplina Educação para a Paz, inspirada nos princípios recomendados pela Unesco que se valem da metodologia desenvolvida por Pierre Weil, fundador da Unipaz.

“Hoje, o movimento de educação para a paz atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo. As crianças e jovens são herdeiros do planeta e precisam, na educação de base, conviver e refletir sobre temas como direitos humanos, não violência, sustentabilidade e educação para a paz. Esse é o nosso legado”, diz Dulce Magalhães, coordenadora Temática do III Festival Mundial da Paz.

Jean-Yves Leloup desembarca no Brasil para III FestPaz



Autor de mais de 50 livros e um dos principais nomes da temática e da difusão da paz mundial, Jean-Yves Leloup, doutor em psicologia, filosofia e teologia, acaba de desembarcar no Brasil para a abertura, hoje, 6/9, às 17h, do III Festival Mundial da Paz.

Gratuito, o evento, organizado pela Universidade da Paz (Unipaz), será realizado oficialmente em 18 estados brasileiros, além de França, Portugal, Argentina, México, Equador e Inglaterra. Na capital paulista, endereço-sede desta edição, deve reunir mais de 200 mil pessoas.

Sob a temática “O prazer infinito de estar em paz”, Leloup falará sobre provar, conhecer e compartilhar a paz. “Mais do que um dever ou uma obrigação, a paz é um prazer. É por nos privarmos dele que a infelicidade e a violência reinam no mundo”.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

III FestPaz é notícia na mídia internacional

A terceira edição do Festival Internacional da Paz ganhou, na última semana, alguns dos principais jornais, blogs e rádios da América Latina, parceiros da PR Newswire. E nesta semana, Dulce Magalhães, coordenadora Temática do FestPaz,  concedeu entrevistas em inglês e em espanhol para rádio da Organização das Nações Unidas, a ONU.

Nossa rede de conexão global fica cada vez mais forte.

Confira, abaixo, algumas das publicações.






 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fórum “Mídias e Paz: que valores norteiam os meios de comunicação”

Durante o III Festival Mundial da Paz, que ocorre entre 6 e 9 de setembro em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e simultaneamente em mais 18 estados brasileiros, além de países como França, Portugal, Argentina, México, Equador e Inglaterra, será realizado o fórum “Mídias e Paz: que valores norteiam os meios de comunicação”, encontro que vai reunir grandes nomes da imprensa para troca de opinião e ideias sobre como as mídias podem aderir, tornando-se agendas do tema educação e cultura de paz.

Entre os participantes, estão Manuel Carlos Chaparro, jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Carlos Turdera, jornalista argentino, editor de Tecnologia e Notícias do Portal Terra para a América Latina e Espanha; Venceslau Soligo, jornalista italiano, correspondente no Brasil da Agênzia Internazionale Stampa Estero (AISE), da Itália; Lilia Gallana, jornalista brasileira, diretora do Canal 8Net de Campinas; e Silvia Lá Mon, jornalista brasileira, diretora do Jornal Zen.

Como focalizadora do encontro, Ivete Belfort, presidente da Sociedade de Apoio à Paz – Palavras de Paz.

O Fórum será domingo, dia 9, às 9h30, no Auditório da Escola de Astrofísica, com acesso pelos Portões 8 e 9. O III FestPaz é realizado com o apoio da Prefeitura de São PauloSecretaria do Verde e Meio Ambiente e  SPTuris.

Fórum “Mídias e Paz: que valores norteiam os meios de comunicação”


Durante o III Festival Mundial da Paz, que ocorre entre 6 e 9 de setembro em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e simultaneamente em mais 18 estados brasileiros, além de países como França, Portugal, Argentina, México, Equador e Inglaterra, será realizado o fórum “Mídias e Paz: que valores norteiam os meios de comunicação”, encontro que vai reunir grandes nomes da imprensa para troca de opinião e ideias sobre como as mídias podem aderir, tornando-se agendas do tema educação e cultura de paz.

Entre os participantes, estão Manuel Carlos Chaparro, jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Carlos Turdera, jornalista argentino, editor de Tecnologia e Notícias do Portal Terra para a América Latina e Espanha; Venceslau Soligo, jornalista italiano, correspondente no Brasil da Agênzia Internazionale Stampa Estero (AISE), da Itália; Lilia Gallana, jornalista brasileira, diretora do Canal 8Net de Campinas; e Silvia Lá Mon, jornalista brasileira, diretora do Jornal Zen.

Como focalizadora do encontro, Ivete Belfort, presidente da Sociedade de Apoio à Paz – Palavras de Paz.

O Fórum será domingo, dia 9, às 9h30, no Auditório da Escola de Astrofísica, com acesso pelos Portões 8 e 9. O III FestPaz é realizado com o apoio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio AmbienteSPTuris.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ativistas brasileiros e convidados internacionais integram programa do III FestPaz


Jean Yves-Leloup, Roberto Crema, Susan Andrews, Lia Diskin, referências mundiais na Cultura de Paz, são alguns dos palestrantes do III Festival Mundial da Paz, que começa na próxima quinta-feira (6/9) e segue até domingo (9/9).

Com endereço-sede no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o FestPaz é um evento de educação para a paz e terá encontros e debates com especialistas e ativistas em temáticas de cultura de paz, como direitos humanos, não violência, sustentabilidade, educação para a paz, amor e inclusão.

Clique aqui e confira a agenda completa do programa do III Festival Mundial da Paz.

Seja bem vindo ao Blog da Paz. Aqui, você encontrará informações e reflexões sobre a temática da Cultura de Paz.

Nossa atividade tem início com a cobertura do III Festival Mundial da Paz, que começa na próxima quinta-feira, dia 6, e segue até domingo, dia 9, oficialmente em São Paulo e em mais 18 estados brasileiros e outros seis países onde a Unipaz tem atuação direta.

Em São Paulo, endereço-sede da edição 2012 do evento, serão mais de 600 atividades distribuídas em 25 tendas. 

Fique conosco.